Screenshot
O mais novo episódio do podcast Danillo Talk, apresentado pelo jornalista Danillo Freitas, trouxe uma conversa inspiradora com Edson Piaggio, idealizador do Boulevard Shopping Feira e coordenador regional da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers). Durante a entrevista, Piaggio falou sobre o primeiro grande evento realizado no novo equipamento comercial da cidade, refletiu sobre o papel de Feira de Santana na economia regional e defendeu a importância da união entre as entidades produtivas.
“Esse evento não é importante só para Feira, mas para toda a região. Feira de Santana é o maior centro fornecedor de bens e serviços para mais de 80 municípios. Hoje, recebemos visitantes de quase todas essas cidades. Isso é bom não só para o comércio, mas também para a visibilidade da cidade. Mostra a força do comércio feirense e da cidade como um todo”, destacou.
Feira como centro difusor de conhecimento
Durante o bate-papo, Piaggio também defendeu que Feira de Santana tem plenas condições de se consolidar como um polo difusor de ideias e inovações no interior do Norte e Nordeste, sobretudo ao abraçar conceitos debatidos em eventos como a NRF Retail’s Big Show, realizado em Nova York.
“Feira tem um histórico de reação rápida às mudanças. A instalação de grandes redes de supermercados e atacarejos aqui é um exemplo. A cidade tem todas as condições de ser um polo de excelência — não só no comércio, mas também na educação e na saúde. Já temos equipamentos instalados, só precisamos divulgar mais para o Brasil saber o que Feira tem”, afirmou.
A nova cara dos shopping centers
Especialista no setor de shoppings, Edson destacou que esses espaços deixaram de ser apenas locais de compras para se tornarem centros de convivência, lazer e experiências.
“O shopping hoje é um ser vivo. Ele evolui junto com a sociedade. Hoje, as pessoas vêm ao shopping não apenas para comprar, mas para encontrar, se divertir, experimentar uma gastronomia diferenciada. A sociedade adota o shopping como um espaço seu, e isso fortalece ainda mais o seu papel urbano”, explicou.
A força da união produtiva e o Pensar Feira
Outro ponto forte da entrevista foi a valorização da articulação entre as entidades de classe. Edson, que também preside o movimento Pensar Feira, falou sobre a importância de a sociedade civil organizada participar ativamente da construção do futuro da cidade.
“A sociedade precisa entender que não pode esperar tudo do poder público. O Pensar Feira, por exemplo, não representa nenhuma categoria patronal ou laboral, e sim a cidade como um todo. Uma das nossas bandeiras é transformar o campus da UFRB em Feira numa universidade federal autônoma — a única região sede do país que ainda não tem uma”, afirmou.
Feira de Santana: acolhimento, protagonismo e visão de futuro
Fechando a entrevista, Piaggio compartilhou sua experiência pessoal como alguém que veio de fora e foi acolhido pela cidade, o que, segundo ele, alimenta sua paixão e dedicação ao desenvolvimento local.
“Feira tem uma cultura de receber bem. Quem chega aqui se sente estimulado a trabalhar, empreender, crescer. E trazer palestrantes de fora, como fizemos nesse evento, amplia a visão de todos. Não somos uma ilha. A pergunta que o Pensar Feira se faz é: que cidade queremos deixar para nossos filhos e netos? Esse é o propósito que nos move”, finalizou.
A entrevista está disponível no Spotify e demais plataformas de áudio, além das redes sociais de Danillo Freitas, que conduz com maestria conversas que revelam os bastidores e os bastiões do desenvolvimento regional.
